domingo, 19 de março de 2017

Dificuldades na formação de cientistas

Pesquisa todo mundo pode até fazer, Ciência não, é algo muito diferente. E temos muitas dificuldades em formar cientistas porque, no Brasil, se partiu do pressuposto de que bastava cursar um programa de doutorado que o “ser humano” se transformava, imediatamente, em um cientista. Há 65 anos se criou a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Brasil mostrou a si mesmo e ao mundo que tem uma política de formação de pessoal de nível superior. E isso não se pode negar. Há muitos cientistas entre os doutores formados no País. O equívoco atual é querer transformar todos os doutores existes em cientistas. Muitos, nem pesquisadores serão porque não possuem aptidão para a ciência: cursaram o doutorado para alavancar os rendimentos mensais. Poucos se sentem à vontade em abordar o tema. Está na hora, no entanto, de rediscutirmos o processo de formação de cientistas e não de doutores. Fará um bem danado ao País e à ciência brasileira.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.