segunda-feira, 20 de março de 2017

Mudanças cruciais na avaliação

Após a postagem de ontem, neste mesmo local, denominada “Dificuldades na formação de cientistas”, um dos nossos anônimos leitores (ou seria leitora?) argumentou que não apresentamos a solução para o problema. Recorro ao meu colega Gilson Volpato, no livro “Dicas para redação científica (4. ed – revisada e ampliada”). Escreve ele (páginas 45 e 46): “Com base na Dica 27, a melhor proposta é avaliarmos nossa qualidade científica, e também a dos demais cientistas, pelo conceito de eficiência. Em Física, eficiência é medida dividindo-se o que foi produzido pelo custo dessa produção. Assim, se um motor faz 14km com L de gasolina, será menos eficiente que outro que faça os mesmos 14km consumindo 1L. Veja que é altamente sustentável e econômico reduzir custo e aumentar o produto final”. É preciso, portanto, ter uma política de formação de doutores, porém, ter uma política de valorização de quem efetivamente faz ciência. E isso só ocorrerá quando a estrutura de avaliação der um salto de qualidade: quando o impacto das publicações passar a valer mais que a quantidade de artigos publicados. É uma mudança de paradigma que não será facilmente conquistada. Mas, vale a pena tentar!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.