terça-feira, 28 de março de 2017

Medir faz parte da avaliação

É um erro imaginar que a medição não faz parte da avaliação. Auferir desempenho e analisar os resultados faz parte do processo global de avaliação. O que não existe, em muito dos casos, são as ações corretivas necessárias. E por conta desta inexistência que, como processo, a avaliação não se completa. Se um professor de Matemática, por exemplo, ministra as quatro operações. Depois de um mês, faz uma prova, tem como resultado a reprovação de mais de 50% da turma em duas das quatro operações. O que se faz hoje, na escola? Nada! As notas são lançadas, os estudantes seguem frente com novos conteúdos, sem domínio de duas das quatro operações. Em não tendo tempo para corrigir a rota e recuperar os estudantes, professores e professoras deixam de praticar a avaliação. Aí sim, medem, porém, não avaliam.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.