quinta-feira, 2 de março de 2017

O processo de escolha nas universidades

Quando, definitivamente, teremos um processo de escolha dos dirigentes das universidades brasileiras baseado em certeza e não em “faz-de-conta”?! Apesar de todos os avanços democráticos, na prática, a consulta à comunidade não passar de um ato de rebeldia. Pela lei, a escolha oficial ainda é feita nos Conselhos Universitários, com a proporção de 70% dos professores, 15% dos técnicos e 15% dos estudantes. Na prática, depois de todo o processo, ainda é preciso garantir que políticos não interfiram na decisão da comunidade, uma vez que, pela Lei, uma lista tríplice é enviada à Presidência da República, que decide quem nomear. Será que um governo golpista manterá a decisão da comunidade? Nunca se sabe. E só se saberá quando todo o processo estiver finalizado. Ainda falta muito!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.