Na postagem de ontem,
aqui neste espaço, denominada “Universidade centrada na autonomia do estudante”,
apresentei nuances da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB),
principalmente, na filosofia de centrar o processo de aprendizagem no
estudante. Há anos defendo esta abordagem, assim como defendo que devemos dar o
nome de “processo de aquisição e conhecimentos” e não, meramente, de “processo
de ensino-aprendizagem”. Qualquer que seja a nomenclatura, no entanto, fico a
imaginar o problema que a UFSB enfrenta para quebrar os modelos mentais em nós,
os professores e professoras, pré-estabelecidos. Nossa formação é prementemente
cartesiana. Há anos, para nós, a tradicional sala-de-aula é centrada na
autoridade do professor ou da professora. Centrar todo o processo de aquisição
de conhecimentos no estudante e não no professor, muda tudo, da água para o
vinho. E se muda tudo, provoca ranhuras, tensiona o pensamento tradicional em
Educação. Por outro lado, esta nova perspectiva do olhar em Educação nos
renova. Lança desafios inimagináveis. O Brasil visto pela primeira vez pelos portugueses
foi a partir da Bahia. Quem sabe, o novo olhar para a Educação não comece na
UFSB? Há muita gente trabalhando para que isso ocorra!
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Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson
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