Leitores e leitoras, pasmem!
Há, no Brasil, uma universidade pública, e federal, centrada na autonomia do
estudante e não na autoridade do professor. As disciplinas desapareceram. Deram
lugar aos componentes curriculares, que podem ser escolhidos livremente pelos
estudantes. Toda a estrutura, inclusive a administrativa, existe para dar apoio
ao Ensino, que na UFSB é considerado “processo de aprendizagem”. Na IES, o
conceito de complexidade é pouco. Vigora o da hipercomplexidade. Tudo funciona
para que o estudante possa escolher seu percurso ao longo da carreira acadêmica.
Até o ambiente é completamente diferente das universidades tradicionalmente estabelecidas.
É algo quase surreal na Educação Superior brasileira. A ousadia corre nas
veias: a inovação é a regra. Qual o principal problema? Nós, os professores e
professoras, quebramos nossos modelos mentais existentes. Desafio monumental de
se fazer uma Educação Superior diferente, por isso, tão excitante para quem
aceitar fazer parte deste time.
Visite também o Blog de
Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson
Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
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