segunda-feira, 21 de agosto de 2017

As roupas e a perspectiva do olhar

Ao retornar da Bahia para Manaus, no trecho de entre Salvador e Recife, do Voo AD4234, da Azul Linhas Aéreas, dia 18 de Agosto de 2017, enquanto o aparelho estava em solo, “dei uma volta” dentro da aeronave. Percebi que a agente de solo disse: “tem mais gente aqui, tem mais gente aqui”. Continuei a caminhar de um lado para o outro, até que ela me abordou: “o senhor pode me apresentar seu bilhete de passagem para fazermos a conferência? ” Ela já tinha me olhado de cima abaixo uma duas vezes. Talvez, porque eu estava com sandálias de dedo, bermuda e uma camiseta polo. A suspeita da atendente de solo, não confirmada, era que algum passageiro teria comprado só um trecho e tentava prosseguir a viagem inteira. Certamente, ela se enganou na primeira contagem, porque a suspeita não se confirmou. Porém, ficou, mais uma vez, a certeza para mim: você é olhado de acordo com a roupa que veste! Um bom tema de estudo para o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens, Expressões Humanas, Mídia e Moda (MIMO), do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.