terça-feira, 22 de agosto de 2017

Entre a democracia, a política e a administração

A universidade brasileira parece enfrentar um dilema: equilibrar democracia, política e administração. Nos tempos da ditadura, a luta de estudantes, professores e técnicos construiu o que se chamou “democracia universitária”. Acontece que esta democracia, pela LDB, é legalmente baseada na proporção 70% de peso aos professores, 15% aos estudantes e 15% aos técnicos. Com muita luta, se chegou à paridade, contestada, unidade a unidade, sempre que convém a determinada categoria. Aí esta o cerne do dilema: se faz política na sala de aula, contestam-se fluxos administrativos, porém, no fundo, se respira política 24h por dia, na universidade, sem se admitir a prática abertamente. Equilibrar democracia, política e administração é algo complexo: que o diga o momento atual do Brasil! As universidades precisam enfrentar o desafio: para não ficarem apenas a refletir práticas da sociedade!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.