sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Conceito de ecossistemas ganha o mundo

Foi com surpresa que entrei no “ônibus do Aeroporto de Campinas” e via a seguinte fotografia:


Tratam-se de “pegadores” cromados usados por empresas de comunicação para vender espaço publicitário. Na prática, a publicidade avança a passos largos rumo ao uso, na prática, do conceito de ecossistemas comunicacionais, conceito que nasceu no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências da Comunicação, Design e Artes (Interfaces), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). E não se trata, neste caso, nem de uma Mídia Digital, efetivamente, a não, com o perdão do trocadilho, pelo “uso dos dedos” para segurar a publicidade móvel. Veja a foto e perceba que neste ambiente a publicidade é localizada em um local no qual, necessariamente, a pessoa direcionará o olhar. Um exemplo de que o olhar ecossistêmico tira das caixinhas o modo de abordagem de todas as formas tradicionais de se comunicar.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.