Foi com surpresa que entrei
no “ônibus do Aeroporto de Campinas” e via a seguinte fotografia:
Tratam-se de “pegadores”
cromados usados por empresas de comunicação para vender espaço publicitário. Na
prática, a publicidade avança a passos largos rumo ao uso, na prática, do
conceito de ecossistemas comunicacionais, conceito que nasceu no Grupo de
Estudos e Pesquisas em Ciências da Comunicação, Design e Artes (Interfaces), da
Universidade Federal do Amazonas (UFAM). E não se trata, neste caso, nem de uma
Mídia Digital, efetivamente, a não, com o perdão do trocadilho, pelo “uso dos
dedos” para segurar a publicidade móvel. Veja a foto e perceba que neste
ambiente a publicidade é localizada em um local no qual, necessariamente, a
pessoa direcionará o olhar. Um exemplo de que o olhar ecossistêmico tira das
caixinhas o modo de abordagem de todas as formas tradicionais de se comunicar.
Visite também o Blog de
Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson
Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.