sábado, 5 de agosto de 2017

Trabalho, competência e inovação

Em uma conversa de Facebook hoje, com Fábio Botelho, ele citou o trinômio “trabalho, competência e inovação” como basilar para o capitalismo. Tudo porque comentei uma postagem dele a respeito da “livre iniciativa”. Como disse a ele, digo aos meus leitores e leitoras: o capitalismo não é propulsor coisa nenhuma da “livre iniciativa”. A essência do capitalismo é a exploração dos trabalhadores. Quando o ambiente é menos propício, a exploração é menor. Sempre foi assim e assim o será para o todo e sempre. Ninguém se engane com esta cantilena de “meritocracia”, competição (limpa), trabalho e inovação, meu caro Fábio Botelho. No capitalismo, trabalho, competência e inovação só serão reconhecidos enquanto o capitalista puder explorar a força de trabalho. Competência e inovação encobrem o verdadeiro ideal. Nós, todos os trabalhadores, no fundo, sabemos disso. E jogamos o jogo!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.