segunda-feira, 23 de março de 2020

Compós contra Portaria 34 da Capes

A diretoria da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós) das universidades brasileiras encaminhou aos seus associados uma nota oficial repudiando a Portar 34 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Eis o comunicado na íntegra:
“A Compós manifesta à comunidade acadêmica e à sociedade sua absoluta discordância e veemente repúdio com a publicação da Portaria CAPES n° 34, de 09 de março de 2020.
Mesmo diante da absoluta crise sanitária diante da qual a ciência desenvolve remédios, vacinas e estratégias e a imprensa divulga as informações necessárias para a sobrevivência de toda a população, uma das principais agências de fomento do país mais uma vez atua no sentido de solapar a pesquisa, cortando as bolsas que minguadamente sustentam aqueles que entregam os resultados que tanto precisamos.
O fato é mais grave se considerarmos que além de impor a redução das pesquisas no país em um momento em que o setor demonstra ser absolutamente necessário e estratégico, o documento publicado desconsidera as tratativas realizadas com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação, causando repúdio à toda a comunidade acadêmica e às entidades representativas da ciência e da pesquisa no Brasil, uma vez que com apenas 9 artigos despreza-se a ciência e o diálogo.
Diante de um mundo que precisa de remédios contra o vírus covid-19 na mesma intensidade que precisa de estratégias contra o vírus das fake news, os pesquisadores da área de comunicação – professores, doutorandos e mestrandos – esperam das autoridades que compreendam o papel que lhes cabe: garantir o desenvolvimento do país em um mundo complexo e cada vez mais difícil de se viver.
Esperamos que a CAPES compreenda a dimensão do equívoco cometido cancelando os efeitos da Portaria n° 34/2020.

Diretoria Compós
Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação”

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.