terça-feira, 24 de março de 2020

Nomeação do Reitor da Ufes gera protestos

Novo contra a democracia nas universidades brasileiras. Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a nomeação do novo reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O atual diretor do Centro de Artes, professor Paulo Vargas, do Departamento de Arquitetura, não encabeçava a lista tríplice enviada ao MEC para a indicação da Presidência da República. A vencedora, em duas disputas, professora Ethel Maciel, do Departamento de Enfermagem, atual vice-reitora, que obteve 66% dos votos na consulta informal realizada em novembro, ratificada em dezembro, pelo Colégio Eleitoral, foi preterida. A nomeação de Paulo Vargas gerou uma nota conjunta da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Eis a Nota na íntegra:

“A Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) e o Diretório Central dos Estudantes da Ufes (DCE-Ufes) manifestam indignação com a não nomeação da primeira colocada da lista tríplice para a reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Professora Ethel Maciel, que participou de uma consulta popular, realizada na instituição em 6 de novembro de 2019. Posteriormente, em 5 de dezembro de 2019, a docente novamente se submeteu ao voto, agora do Colégio Eleitoral dos Conselhos Superiores da Ufes e novamente venceu a disputa. Portanto, seu nome foi legitimado pela comunidade acadêmica e pelas instâncias formais, o que lhe dá todo respaldo para ser a nova reitora da Ufes.

Revolta-nos profundamente que, ao longo da história brasileira, nenhum governo tenha efetuado a contento as mudanças nas leis relativas à nomeação de dirigentes das instituições de ensino a fim de tornar o processo eleitoral a expressão da vontade da comunidade acadêmica. O resultado disso, diante de um governo autoritário, que diariamente insulta a educação e a trata de forma ultrajante, é o desrespeito ao desejo da coletividade da universidade.

Manteremos nossas lutas pela universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e estatal, dentro e fora da Ufes. Jamais transigindo com o diálogo imprescindível entre a administração e os segmentos que compõem a UFES, interpelaremos a nova gestão, assim como fizemos com a administração que se encerra.

Independente de nossas pautas e posicionamentos, prestamos nossa solidariedade à Professora Ethel, que, apesar de legitimamente eleita, não poderá estar à frente da reitoria da Ufes devido ao desprezo do Governo Federal pela expressão do desejo de sua comunidade.

Vitória, 24 de março de 2020.

Associação dos Docentes da UFES (Adufes) Diretório Central dos Estudantes da Ufes (DCE-UFES)”

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.