Recebi, por e-mail, e publico, na íntegra, o material, incluso, o título. Justíssima a reivindicação, mas, que a entidade que representa a “nossa área” é uma “sopa de letrinhas”, ah, isso o é!
“FCHSSALLA cobra CAPES sobre participação das humanidades em edital emergencial
O Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA), que reúne 54 associações científicas brasileiras, encaminhou nesta segunda-feira (20/4) carta à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre o conteúdo do Edital n. 09/2020 – Seleção Emergencial "Prevenção e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias", que visa incentivar ações científicas de mitigação dos efeitos da pandemia da COVID-19 e outras epidemias no Brasil e no mundo.
O Edital resume o apoio governamental às áreas de epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática, o que, na perspectiva do Fórum, remete a um estreitamento da visão da saúde ao desconsiderar suas dimensões biopsicossocial e cultural e a um achatamento da complexidade do grave problema que assola o país. “Ressalta-se que o campo das CHSSCSALLA pode oferecer uma série de contribuições científicas efetivas para o combate da pandemia. Em verdade, já temos uma produção, contribuição, significativa em andamento direcionada para a crise coronavírus/COVID-19 e suas consequências”, frisa o documento.
Ao final, o FCHSSALLA solicita que os termos do “Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias” sejam retificados, com a republicação do Edital n. 09/2020 – Seleção Emergencial ou com a publicação de Edital complementar que possa contemplar as importantes contribuições das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.
Além de signatária, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), incentivada por seus sócios, foi uma das idealizadoras da carta, destacando desde início os estudos sobre a desinformação, a popularização da ciência e os impactos das coberturas jornalísticas sobre a COVID-19 realizados por pesquisadores do campo.”
Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.