quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

NADA: cinema, literatura, mídia e moda

Poema, cinema, mídia e moda possuem um elo que poucos conseguem enxergar. E essa foi a tônica da mesa-redonda “Linguagens, expressões humanas, mídia e moda”, promovida pelo grupo de estudos e pesquisa em Linguagens, mídia e moda (Mimo), na I Mostra Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão (MIEPEX). Realizada no auditório Rio Jutaí, da Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a meda teve a participação do líder do Mimo, professor Gilson Monteiro, da estudante de doutorado do Programa de Sociedade e Cultura na Amazônia, Cássia Nascimento, e do professor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Wallace Lira. Gilson Monteiro abordou a teoria do “Vazio iluminado”, de Dinara Guimarães, que bebe em Freud e Lacan para afirmar que “o objeto a, em Lacan, não é apenas o “objeto perdido” no sentido freudiano. “O fiasco é o objeto”. Logo, conclui Dinara Guimarães, o objeto em si é NADA”. Cássia Nascimento explicou as intersecções entre literatura e moda e apresentou o objeto de pesquisa que desenvolve no Doutorado em Sociedade e Cultura: “Thiago de Melo e a relação do poema com a mídia”. Wallace Lira abordou a moda como a demarcação de grupos sociais e classes especificamente na Idade Média, considerada a Idade das Trevas. A conclusão da mesa é que a moda, o poema, o cinema e todas das demais formas de expressões humanas são, no fundo, linguagem, e, como tal, É uma forma de falar. Faz parte da pulsão Escópica”, ou seja, da necessidade consciente de olhar e ser olhado. O NADA, o vazio iluminado talvez seja o elo perdido da Comunicação. Na MODA nós já o achamos.


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