quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A morte por inanição da ideia de liberdade


Lembro-me muito bem do dia 11 de maio, data na qual fui agredido em pleno auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), pelo irmão do então vice-governador, hoje governador, Omar Aziz. Meu pecado: ter comentado sobre a venalidade da mídia do Amazonas e a forma como nomes foram tirados, por manobras parlamentares, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia. Inúmeros covardes e canalhas, divulgaram em blogs, notas anônimas, a me acusar de ser prepotente, pedante e coisas do gênero e que "era bem feito" eu ter sido agredido. À época, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua-SN) realizou uma passeata com mais de 150 pessoas, invadiu a reitoria e obrigou o então reitor, Hidembergue Ordozgoith da Frota, a publicar uma nota de repúdio. Não fosse isso, nenhuma reação teria sido tomada por parte da Administração da Ufam. Trago de volta os fatos para afirmar que, desde aquele dia, foi decretada a morte por inanição da ideia de liberdade dentro da Ufam. É fato que, teoricamente, em uma universidade, seus estudantes, técnicos e professores são livres até para duvidar da existência de Deus e não serem punidos. Isso, porém, só em tese. Na prática, trata-se de uma Instituição tão conservadora (ou até pior) que o Exército e a Igreja (em todas as suas cores). A covardia institucional da Administração da Ufam foi tamanha que a Nota de Repúdio saiu escondida (e no menor tamanho possível) no meio dos Classificados de um grande jornal da cidade. A universidade saiu maculada do episódio não pelo que eu tenha dito ou não. Afinal, ainda que eu tivesse dito algo de conteúdo ofensivo, o caminho seria um processo na justiça e não a agressão. Os calhordas e canalhas que anonimamente me atacaram agora escondem-se de novo a espalhar terror e ameaças no processo de consulta para a reitoria da Ufam. E devem estar doidos que apareça alguém que me agrida (fisicamente) de novo. Tudo porque digo o que penso e defendo não só que as pessoas sejam livres para escolherem quem bem entenderem (da forma mais livre e democrática possível), mas também, por expor as vísceras de muitos covardes que só por trás de máscaras e avatares encontram coragem para dizer algo. Como sou um voraz defensor da liberdade, principalmente dentro de uma universidade, não posso criticar quem fez a opção preferencial pela covardia e pela canalhice. Incomoda-me, porém, que a maioria da comunidade da Ufam prefira os que se escondem nas trevas e, em muitos casos, passe a odiar que tem a coragem de defender algumas valores que deveriam ser intocáveis em uma universidade, inclusive o direito de ser prepotente e arrogante, meu e de quem quer que o seja. O anonimato, o medo e a covardia, porém, embora legítimos para quem opta por se esconder, não fazem bem para a vida em comunidade. Fora ou dentro da Ufam.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.