quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A complexidade das decisões em Educação

Em tese, falar sobre Educação parece tão simples e fácil que até nos deixa à vontade para expor ideias e defendê-las com tamanha ênfase que soam verdades absolutas. Confesso, inclusive, que, após ler o que escrevo, fico a imaginar que tudo é só uma questão de querer, de vontade política. Mas, não o é. Tomar decisões em Educação é muito mais complexo que a vã filosofia Moraniana possa imaginar. Por isso, é sempre mais fácil apontar o dedo e indicar os erros que ressaltar os acertos. Caso fosse simples educar, uma regra exitosa aplicada com um dos nossos filhos poderia ser replicada e daria certo com os demais. Imaginem o que é educar uma turma com 10, 20, 40 ou, acima de 50 como se quer agora, com este olhar produtivista na Educação? Formar pessoas não é um processo similar a uma linha de produção. Não se pode ter padrões absolutamente verdadeiros. Enquanto nosso olhar não enxergar a complexidade do processo de educar, é pouco provável que tenhamos mudanças efetivas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.