segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ministro anuncia menos horas em sala de aula

Hoje vi uma entrevista do Ministro da Educação, Henrique Paim, que me deixou menos preocupado com a adoção de um "currículo único" no Brasil. Caso seja mesmo mantida a ideia do Ministro, o Brasil passaria a ter um Ensino Básico com menos horas em sala de aula. Pois eu vos digo, educadores, a medida de reduzir o tempo em sala de aula deveria se estender para todos os níveis da Educação no Brasil. O tempo de permanência em sala de aula é longo demais e tira do estudante a chance de vivenciar experiências de troca de saberes muito mais interessantes que o tempo fixo em sala. É preciso transformar a Educação com mudanças no processo educacional. O modelo "professor ensina, estudante aprende" está fadado ao fracasso. E não se precisa nem ir longe para perceber as marcas do fracasso no dia a dia da Escola. Retenção e reprovação parecem ser a regra, ainda que muitos professores argumentem que "não podem mais reprovar" porque o Governo exige estatísticas positivas. E quem disse que a função precípua da escola é a reprovação? Talvez tenhamos que repensar nossa prática pedagógica, além das mudanças propostas pelo Governo.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.