terça-feira, 23 de setembro de 2014

A Educação pelo convencimento

A Educação pela força, marca incondicional da época na qual fui criado, está morta e enterrada, faz tempo. Por mais que alguns saudosistas ainda queiram tirá-la do túmulo. E esta marca da saudade se manifesta de todas as formas. Hoje, por exemplo, ouvi de um estudante que conseguiu a nota mínima para a aprovação em uma disciplina, que o seu professor havia dito que as questões foram respondidas corretamente "mas ele não gostou da forma como ele (o estudante) as respondeu". Se não é uma brincadeira de gosto extremamente duvidoso, é o retorno a uma época abominável da escola brasileira, na qual o estudante não devia só responder corretamente, mas, da forma como o professor, ou professora, gostava que fosse respondido. Nenhuma política pública, nenhum investimento milionário em Educação será capaz de solucionar o problema da mentalidade canhestra de alguns professores (e professoras). Enquanto nós, professores e professoras, apresentarmos comportamento da era das cavernas, não haverá salvação.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.