A criação da Fundação Municipal de Inclusão Socioeducacional (FMIS) pela Prefeitura de Manaus para administrar exclusivamente o programa “Bolsa Universidade” parece ser mais um passo milimetricamente calculado para a criação da Universidade Municipal de Manaus (UMM). A FMIS administrará os recursos oriundos da Prefeitura Municipal, e, agora, como Fundação, poderá captar recursos da iniciativa privada, principalmente das empresas localizadas no Pólo Industrial de Manaus (PIM). Na prática, a Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), com o Programa Bolsa Universidade, já administra uma espécie de “universidade virtual”, pois “aluga” vagas na iniciativa privada e as repassa aos estudantes cadastrados no programa que forem considerados carentes. Afora o desgaste que grande parte das Fundações sofreu com denúncias de corrupção e caixa dois dos políticos, inclusive, os ligados às próprias universidades, nada contra a criação de Manaus uma Fundação. Ao que parece, trata-se da Mantenedora de uma futura Universidade Municipal. No entanto, todo o cuidado é pouco na administração dessas fundações para que novos escândalos com o dinheiro público não pipoquem.
Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.