Com o capítulo “Panorama do Rádio em Manaus”, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é um dos 52 pesquisadores participantes do projeto de pesquisa “PANORAMA DAS EMISSORAS DE RÁDIO DAS REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRAS”, coordenado pela professora da Universidade Federal de Ouro Presto (Ufop), Nair Prata, que resultou no livro “PANORAMA DO RÁDIO NO BRASIL”. A obra será lançada dia 5 de setembro, em Recife, durante a realização do 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. É um trabalho em conjunto do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). O livro, publicado pela Editora Insular (www.insular.com.br) tem 590 páginas e mapeia 561 emissoras de todas as Regiões Metropolitanas. A obra faz parte de um amplo projeto de pesquisa, que pretende inventariar todas as emissoras de rádio de todos os Estados e de todos os municípios brasileiros. O projeto ainda abrangerá as emissoras que funcionam apenas na internet, as webradios. “Fazer parte de uma pesquisa com tamanha amplitude nos enche de orgulho. Ainda mais por se tratar de uma semente plantada com o projeto ‘A história dos meios de comunicação em Manaus’, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Costumo dizer que, dos projetos financiados pela Fapeam e pelo CNPq, esse foi um dos que teve maior retorno. Se não, vejamos: foi o primeiro projeto, responsável pela consolidação do Grupo de Pesquisa em Ciência da Comunicação, Informação, Design e Artes (Interfaces). O Interfaces propôs a mudança do Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo da Ufam, a criação do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, a criação do Curso de Graduação em Mídias Digitais, a revista Cietíica InterMais, o Programa de Mídias Digitais da Ufam (aprovado no Sesu/MEC0 e o Centro de Mídias Digitais da Ufam (aprovado pelo CNPq) só para ficar em alguns exemplos de suma importância para a região. Aquele projeto de 2004 culmina com a participação no livro ‘Panorama do Rádio no Brasíl’. Não se deve esquecer que o Grupo Interfaces, em 2008, ficou entre os cinco finalistas do Prêmio Luiz Beltrão. Tudo isso é reflexo do investimento inicial que permitiu consolidar o grupo de pesquisa”, ressalta o professor Gilson Monteiro.
Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.