É estranho e insustentável que o Governo Federal queira, em nome de abrir oportunidades para mais pessoas, eliminar a exigência de titulação na contratação de professores para as universidades brasileiras, mas, incentive a contratação de Doutores fora do País. Ao mesmo tempo, utiliza verba pública para enviar 100 mil estudantes ao exterior. Não seria mais lógico investir esse dinheiro na melhoria da qualidade das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), inclusive, equipando os laboratórios e contratando mais doutores? O discurso de que, a se eliminar a obrigatoriedade de, inicialmente, se contratar doutores, abre mais oportunidades, põe em risco, inclusive, o tão propalado melhor sistema de avaliação do mundo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com o adesismo recorrente na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, certamente o Governo não terá dificuldades em aprovar propostas como essas. No entanto, elas carecem de sustentação lógica.
Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.