O processo de Educação, em quaisquer dos níveis, não é uma obra individual. Trata-se de um trabalho coletivo, ao longo dos anos, portanto, sem resultados imediatos. O maior problema em se obter esses resultados, ainda que sejam parcos para alguns, é que o coletivo não é apenas a soma dos indivíduos. É uma complexa teia que envolve compromisso e responsabilidade de quem forma o conjunto dos indivíduos participes desse processo. Em alguns momentos, somos levados a crer que podemos revolucionar a Educação por intermédio de ações individuais. Essa utopia, no entanto, jamais será atingida se não tivermos um trabalho de todos os colegas professores envolvidos, bem como das instituições, tanto no nível Superior, quanto no Médio e no Básico. Enquanto não tomarmos consciência de limitador, sofreremos intimamente como se não fizéssemos a nossa parte.
Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.