segunda-feira, 18 de março de 2013

A difícil arte de lidar com estudantes


Lidar com estudantes, tanto em sala de aula quanto fora dela, principalmente em casa, trata-se de uma arte. Para professores e pais. Nem todos, professores e pais, estamos efetivamente preparados para lidar com o espírito contestador dos jovens. Poucos de nós sabemos enfrentar situações nas quais eles literalmente "testam" nossa paciência tanto na escola quanto na vida. Essas considerações foram postas para levantar um problema que considero essencial no processo educacional, do Ensino Básico, passando pelo Ensino Médio, e chegando ao Ensino Superior: a relação entre a escola e o mundo. Aliás, tenho sérios problemas, inclusive, com a conceituação desses níveis. Não sei que o nosso papel de professor seja meramente de "ensinar". Modernamente, fala-se em troca de saberes. Em um processo constante de aprendizagem de ambas as partes: professor e estudante. Dá para desvincular a escola, também em todos os níveis, do mundo? Muitos teóricos pregam que o "método Paulo Freire" daria conta desta relação entre o mundo e a escola. Fico a me perguntar: quem, efetivamente, pratica essa relação no dia-a-dia da chamada sala de aula? Lidar com estudantes e inseri-lo nesta relação complexa de aprendizagem e troca de saberes não é um simples exercício didático-pedagógico. Ao que parece, o professor atual não pode ser mais um mero "transmissor" de conhecimento. É preciso entender as interconexões de afeto, bem-querer e generosidade envolvidas na própria complexidade humana. Talvez, só assim, sejamos capazes de compreender até mesmo o espírito contestados do jovem. Quem sabe nós, os mais antigos, não tenhamos muito a aprender com eles?

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.