segunda-feira, 4 de março de 2013

A indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão


Ha uma mantra na universidade brasileira, desde a criação, de que Ensino, Pesquisa e Extensão são indissociáveis e formam o tripé da universidade. Este triunvirato, porém, não se nos apresenta tão uno assim como se prega. Nos próprios regulamentos internos, ao longo dos anos, ações que combinassem os três pilares eram preteridas incondicionalmente. No discurso, porém, a tal indissociabilidade era sempre pregada. Na prática, projetos que possuíssem este "olhar integrador" não prosperavam. Atualmente, algumas instituições avançaram na direção deste olhar mais, digamos, "integrador". Ainda perdura, porém, em algumas universidades ou setores de universidades, a prática "desintegradora". O desafio da maioria delas, as universidades, é vencer essa barreira de a prática ser diferente do que se propaga em teoria. Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, conjuntamente, são da mais alta complexidade. Não saem do papel se não forem efetivamente trabalhadas ao longo dos anos para que se mude a perspectiva do olhar. Mudar a perspectiva do olhar, portanto, significa, também, mudar a cultura organizacional. Pregar que Ensino, Pesquisa e Extensão são indissociáveis não promove a indissociabilidade caso, na prática, cada uma dessas dimensões seja realizada separadamente. É preciso pensar a universidade com a convicção de que esses três pilares podem ocorrer de forma integrada. Caso não, essa tão propagada indissociabilidade será sempre uma utopia. Que não percamos a capacidade de sonhar, mas, que nossos regulamentos sejam indutores dessa aproximação efetiva entre os três pilares.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

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