quinta-feira, 14 de março de 2013

Espaços de convivência necessários à Educação


Tenho ouvido absurdos durante a campanha para a Reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Um dos que mais me incomodaram foi a defesa de que a área de convivência seja transformada em "sala de aula". Resumir o processo de Educação à sala de aula é uma visão tão estreita a respeito do papel da universidade na vida das pessoas que só pode ser visto como brincadeira. Uma universidade não se faz apenas com salas de aulas, professores, técnicos e estudantes. O processo de Educação vai além das paredes e dos prédios. No caso da Ufam, é bem verdade que o espaço proposto mais parece o Shopping Center e, talvez, por isso, recebe a ira de quem se posiciona contra. Eu, inclusive, não aprovo, até hoje, a construção nos moldes que foi projetada. No entanto, abomino o pensamento reducionista de que se tem que transformar o espaço em novas salas de aulas. O espaço físico, por si, não modifica a qualidade da Educação. Pensar uma universidade centrada na questão meramente do espaço para as aulas é reduzir ao extremo o papel de educador dos professores e professoras. Posicionar-se politicamente contra o processo de derrubada das árvores e o descuido que houve em relação aos animais é louvável. Não se pode, porém, desconhecer a necessidade que professores, técnicos e estudantes têm de uma área de lazer e convivência. A sala de aula não se completa por si. A vida da universidade é muito mais complexa do que as paredes da sala de aula.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

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