quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A educação para si e não para o mundo

Nós, os pais, temos uma tendência clara em tentar educar os filhos para nós e não para que enfrentem o mundo. Logo, não educamos para a vida. Nos discursos, porém, terminamos por cobrar da escola, em todos os níveis, uma educação para a liberdade e a tolerância que nem sempre praticamos em casa. Resultado: nossos filhos terminam por ficar sem condições de enfrentar a própria escola. Ou, o que é ainda muito pior, as escolham espelham-se nas famílias e se tornam espaço coletivo de intolerância. Temos de pensar a Educação como um processo, um trabalho coletivo. Que envolve vários atores. Não cabe somente aos professores a responsabilidade por educar. Nem tão pouco apenas aos pais. Para tanto, é fundamental que cada ator do processo cumpra seu papel. A sociedade terá muitos para comemorar e, certamente, se tornará melhor.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.