terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Educação para todos em todos os níveis

Qualquer que seja o Governo, meu maior sonho é ter uma Educação brasileira cuja meta seja a inclusão e não a exclusão. O que se tem hoje, apesar das cotas, é uma política exclusiva, voltada para as classes média, alta e altíssima. Não se admite que os menos favorecidos ingressem na escola. E quando o fazem, por meio das cotas, sofrem com o preconceito, embora tenham desempenho sempre acima da média, digamos, dos "favorecidos". No País da hipocrisia, grita-se contra todos os tipos de bolsas para os de menor renda, mas, luta-se por bolsas para professores do tipo "produtividade em pesquisa", que já fazem parte dos 6% mais bem remunerados da cadeia produtiva brasileira. Deixemos de ser hipócritas e passemos a pensar em uma escola, em todos os níveis, inclusiva. Que não expulse seus estudantes. Baseada em metodologias e didáticas capazes de recuperar os estudantes ao longo do tempo. Este é o meu sonho para 2014 em termos de Educação. Que eu tenha forças para, como gestor público, fazer algo nesta direção!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.