segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Herança cartorial brasileira

O problema da Educação brasileira não se limita aos modelos pedagógicos pra lá de ultrapassados. É a burocracia administrativa das instituições de Educação e a herança cartorial da sociedade brasileira que não vive sem um diploma ou certificado, como se o conhecimento, se a vida, dependesse de algum papel timbrado e carimbado por alguma escola ou universidade. Sem contar que os cartórios das profissões brasileiras é baseado nas capitanias hereditárias, como se o conhecimento migrasse de pai para filho. Basta olhar a árvore genealógica de muitos professores e professoras nas universidades brasileiras. Enquanto os territórios do saber forem dominados por capitanias, teremos sempre o problema de as categorias determinarem todo o processo educacional. Que haja uma reação da sociedade a esse tipo de domínio antes de sejamos empurrados definitivamente para o abismo.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.