quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A carreira decidida em duas opções

O que denominei aqui neste espaço, no dia 6 de janeiro de 2014, de "videogame da classe média" é. antes de tudo, a decisão mais importante da carreira de quase totalidade dos envolvidos. É preciso, leitores e leitoras, fazermos uma diferença crucial entre carreira e vida, muito embora, no capitalismo, a carreira seja confundida com a vida. Não há dúvidas que, para a carreira, escolher a profissão é a decisão mais importante. Para a vida, no mundo capitalista, também. E esta escolha, agora, deve ser feita, até sexta-feira, no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O processo é mesmo similar a um jogo. Com duas opções para se ingressar em uma das 59 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Nessas duas possibilidades do sistema pode estar o destino de muitos. Outros, encaram como mais uma escolha na vida que pode dar certo ou não. Pelo pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se decide ou não uma carreira. Esta é a regra. Este é o jogo.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.