terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A entrega dos atores no processo educacional

Dia desses, no Facebook, o meu amigo, jornalista Paulo Castro, postou comentário a lembrar da nossa turma de Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, do ano de 1985. Lembrei-me, em comentário no Face, que:

"Juntos fizemos coisas impensáveis à época, como aquela passeata para receber o então Ministro da Educação, Marco Maciel, e protestar contra a falta de laboratórios. Tínhamos, mais que inteligência, um compromisso coletivo com o jornalismo que praticávamos dentro e fora da então UA, hoje UFAM. Como você enfatiza, não há processo de Educação sem empenho, sem troca, sem entrega de todos os atores envolvidos no processo. O que se tem de ter em mente é que há vida inteligente para além da universidade e que não se mede competência apenas pelos títulos. Ao invés de adestrarmos para o mundo do trabalho, nosso desafio é educar para a vida. E isso não se faz apenas na escola: é um complexo processo de interação que envolve Escola, Família e Sociedade. Talvez a nossa geração tenha descoberto isso na marra, pois, aprendemos a focar o trabalho com fim para se alcançar a felicidade e não um fim em si mesmo. O problema de apenas formar para o mundo do trabalho não é exclusivo da universidade brasileira. Quando se discute o assunto costumo lembrar que Bill Gattes, Steve Jobbs e Mark Zuckerberg largaram nada menos que Harvard para serem felizes e se tornarem bem-sucedidos. Que cada um de nós, no lugar que ocupamos na vida, aprendamos a ser, de alguma forma, sementes para a felicidade de alguém. Talvez consigamos um mundo melhor, se não para nós, mas, para os nossos herdeiros."

É preciso refletir sempre sobre o nosso papel de educador, parte deste processo educacional complexo. Principalmente até sexta-feira, quando se conclui a primeira fase desta espécie de "videogame da classe média". Só assim poderemos decidir para a vida e não apenas para o mundo do trabalho.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.