sábado, 25 de janeiro de 2014

Sem Educação, não há salvação

Ao que parece, o capital internacional foi convencido de que as mudanças estruturais necessárias à Educação brasileira só poderiam ser conduzidas pela antiga e atuante esquerda brasileira, no poder há quase 12 anos, caminhando para os 16. Pode parecer chavão da época em que a própria esquerda fazia um barulho danado, mas, "sem Educação, não há salvação". E não há salvação tanto nos regimes totalitários quanto nos democráticos. E a Educação brasileira chegou a um impasse: o sistema funciona de forma mista, mas, o modelo legal de financiamento é totalmente estatal. Acontece que o Estado, quando gasta, tem se revelado um péssimo gastador. E este, certamente, será o nó a ser desatado na Educação brasileira. Ou se revolve, no marco legal, o problema do financiamento, ou o crescimento brasileiro ficará estancado no patamar em que se encontra, exatamente pela falta de profissionais qualificados. O "Mais médicos" foi só um exemplo. Em muitas outras áreas, o Estado se verá pressionado a intervir. Tanto pelo capital quanto pela sociedade. Quem viver verá!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.