quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A democracia administrativa para inglês ver

Infelizmente, em algumas situação, no setor público, a centralização administrativa parece ser uma necessidade. Nenhuma organização consegue sobreviver (e funcionar) se todas as decisões foram centralizadas. Padecerá do mesmo mal se a descentralização for absoluta. O tempo democrático é diametralmente ao tempo administrativo. É mister, portanto, que haja equilíbrio no processo decisório. É como ensina a sabedoria popular: nem tanto ao céu, nem tanto ao mar. A situação se torna muito mais delicada em se tratando de organizações da área de Educação que, essencialmente, são marcadas pelo processo decisório colegiado. Acontece que, para a democracia representativa colegiada funcionar efetivamente, é preciso haver comprometimento, na prática de no discurso, de quem faz parte dos colégios. Sem que compareçam às reuniões e atuem efetivamente, o que se terá, quase sempre, é um processo centralizada em "gatos pingados" travestido de democrático. A sabedoria popular, mais uma vez teria uma excelente definição para tal prática: é, nitidamente, a democracia para inglês ver.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.