Pensar
no processo de inclusão na Educação brasileira sem levar em contas as Mídias
Digitais é manter o tradicionalismo do olhar de que a Educação só acontece na
sala de aula. E essa é uma das visões mais atrasadas que se pode ter do
processo educacional no mundo moderno. A velha ideia de que se deve proibir o
uso dos celulares, smartphones e computadores em sala de aula, de tão atrasada,
cheira a mofo. É preciso integrar todas as Mídias Digitais ao sistema. E isso
não significa apenas transpor para arquivos de PowerPoint as antigas e
malcheirosas fichas, que, de tão velhas, estão amareladas. É preciso, antes de
tudo, pensar no estudante como coparticipe do processo educacional. Não apenas
ele, mas os ambientes com os quais interage. A Educação só se torna inclusive
quando a perspectiva do olhar e os métodos são inclusivos. Caso não, o que se
tem são mídias novas, como as Mídias Digitais, mas, práticas bolorentas.
Visite
também o Blog Gilson Monteiro Em Toques
e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou
encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.