domingo, 12 de janeiro de 2014

As Mídias Digitais e a Educação inclusiva

Pensar no processo de inclusão na Educação brasileira sem levar em contas as Mídias Digitais é manter o tradicionalismo do olhar de que a Educação só acontece na sala de aula. E essa é uma das visões mais atrasadas que se pode ter do processo educacional no mundo moderno. A velha ideia de que se deve proibir o uso dos celulares, smartphones e computadores em sala de aula, de tão atrasada, cheira a mofo. É preciso integrar todas as Mídias Digitais ao sistema. E isso não significa apenas transpor para arquivos de PowerPoint as antigas e malcheirosas fichas, que, de tão velhas, estão amareladas. É preciso, antes de tudo, pensar no estudante como coparticipe do processo educacional. Não apenas ele, mas os ambientes com os quais interage. A Educação só se torna inclusive quando a perspectiva do olhar e os métodos são inclusivos. Caso não, o que se tem são mídias novas, como as Mídias Digitais, mas, práticas bolorentas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.