segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Universidades para quê?

Ou se define efetivamente qual o papel das universidades na sociedade ou se terá, muito em breve, de se perguntar:Universidades para quê? Qualquer discussão que se faça sobre Educação no País passa por se definir qual a finalidade das universidades no processo educacional e na formação profissional. Hoje, o que se tem é um hibrido de escola formação profissional e formação humanística, ou seja para a vida, em uma mesma Instituição. E isso tem provocado um erro de avaliação da sociedade que, provoca, inclusive, evasão. A formação profissional nos Institutos Federais (antigas escola técnicas) é vista como se fosse menor. Por conta disso, quem passa pelos Institutos o faz como se fosse um curso preparatório de luxo para "ingressar na universidade". Como falamos de instituições de Educação Superior financiadas com recursos públicos, em muitos casos, a sociedade financia duas vezes a mesma pessoa até que ela "se forme" naquilo que gosta ou que tem reconhecimento social. Ao invés de se ter uma Educação inclusiva e de se ampliar oportunidades, há na verdade, um desvio de finalidade que precisa se estudado e discutido com rapidez para que os benefícios da Educação superior sejam ampliados cada vez mais.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.