sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Professor: a crise de não ser mais a única referência

Ao que parece, por mais que estejamos em pleno Século XXI, nós, os professores (e professoras), ainda não aprendemos a lidar com uma realidade, talvez cruel para muitos: não somos mais a única referência no processo de Educação. E isso para todas as idades. Lembro-me, como se fosse hoje, que a minha mãe convidou a professora Maria Tapajós, para almoçar na nossa casa com um único objetivo: me fazer mudar de ideia e passar a gostar de verduras e frutas. Não havia Televisão, muito menos Internet. As referências eram a família (pais e mães), o padre e o professor (ou a professora). Os amigos também nunca deixaram de fazer parte deste processo educacional. O professor (ou a professora), no entanto, era a figura central, a referência no processo educacional. Hoje, não. Deixamos de ser vistos como a única referência. E isso, no fundo, representa perda de poder dentro da sala de aula. Agora, no máximo, somos uma delas. Reconhecer este descolamento de poder e mudar a postura na sala de aula é o único caminho possível. Enfrentar o problema, porém, varia de indivíduo para indivíduo. Ainda levará muito tempo para nos acostumarmos. PS: naquela época, a professora Maria Tapajós deliciou-se com uma senhora salada. Desde então, passei a encarar o tomate com outros olhos.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.