Se
por um lado quase que integralmente os membros da comunidade universitária
brasileira não são muito afeiçoados as respeitas as leis em vigor no País em
nome da autonomia, parecem abrir mão da mais sagrada de todas elas para uma
universidade: a autonomia acadêmica. Quer no nível de Graduação, quer no
Pós-graduação, há uma subserviência praticamente cega aos órgãos reguladores e
de fomento. A equação é muito simples: se as regras estabelecidas não forem
seguidas não há financiamento ou autorização de funcionamento. E sem essas duas
"coisinhas" básicas, não se funciona nem no Graduação nem no
Pós-graduação. Não se trata de uma equação simples de ser resolvida. No
entanto, é clara e persistente a subserviência: uma espécie de jogo consentido
no qual cada uma das partes envolvidas joga com o regulamento embaixo do braço
e faz o necessário para se manter. Não abrir mão da autonomia
didático-pedagógica pode ser o caminho para que se mude a Educação no País.
Visite
também o Blog Gilson Monteiro Em Toques
e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou
encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.