quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A escola do desprezo

A professora Ivani Fazenda, com a qual tive o prazer de ter aula quando cursava meu Mestrado em Administração na Faculdade de Economia e Administração, pregava que vivemos sob a égide da escola do silêncio. Aquela escola na qual o estudante tem medo de falar porque pode ser ridicularizado pelos colegas estudantes ou pelo professor. Tem certa razão a professora Fazenda, mas, quando isso que ela relata ocorre, creio que a escola não é apenas a do silêncio. Mas, a do desprezo. Despreza-se o erro como parte da atividade natural de aprendizagem do ser humano e se passa a tratar o erro como pecado, como motivo para expiação. A escola do silêncio avança para a escola do desprezo e prejudica ainda mais seus estudantes. Devemos vencer esta lógica desumana antes de tentarmos quaisquer outros métodos revolucionários de Educação. A escola do desprezo precisa dar lugar à escola da amorosidade, do respeito, da paixão. Só assim temos chances de começar a vencer não apenas o desprezo dos professores em relação aos estudantes, mas, dos estudantes em relação à escola.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.