terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A vida e seus exemplos para a Escola

Talvez, inicialmente, fossemos levados a pensar que a escola tem muito a “ensinar” para a vida. Ledo engano. O que se tem, certamente, é uma escola que tem muito a aprender com a vida. Porque não pode reproduzi-la, portanto, é incapaz de moldá-la. E moldar a vida parece ser o sonho de todo educador, combatido por alguns professores. Nós, os professores e professoras, no fundo, temos sérios problemas com os ditos, que se transformam em regra, impostos para a educação brasileira. Enquanto não vencermos o distanciamento entre o mundo da vida e a própria vida, ficaremos com a sensação de que a escola é menor na busca dos seus propósitos. Assim, é fundamental discutirmos quais saídas são possíveis para que se possa chegar ao mundo da vida em relação com a escola. Só assim venceremos o desafio de uma escola brasileira mais humana e comprometida com os interesses da sociedade. Caso não, a vida ficará ao largo sempre a dar exemplos para a escola tradicional.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.