sábado, 10 de janeiro de 2015

Economia doméstica é fundamental

Sou do tempo em que minha mãe alertava: “meu filho, jamais gaste tudo o que ganhas no mês”. Na prática, D. Clotilde Alves Vieira Monteiro sempre fez isso. Ainda hoje em dia, é comum ouvi-la, ao telefone, a despachar as ofertas de crédito fácil dos cartões e empresas especializadas em “enforcar” funcionários públicos e aposentados. Talvez a expressão central seja esta: crédito fácil. E o processo educacional que todos nós devemos desenvolver, independentemente da classe social, é algum tipo de anticorpo contra o “crédito fácil”. Os cartões de créditos nos “dão” limites duas a três vezes mais o que ganhamos. Os bancos completam como limites do cheque especial que ultrapassam a metade dos proventos mensais. Com isso, se tem uma geração de gastadores contumazes que, ao meu ver, além de uma educação para, digamos, a Economia Doméstica, precisamos, muitos de nós, de tratamento para nos curar dessa compulsão pelo gasto. Logo, é fundamental que se pense em ensinar, desde cedo, que economia doméstica é fundamental.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.