A vida em grupo nos impõe desafios incomensuráveis, dentre os quais, talvez, o maior deles, seja o respeito ao outro. E, porque, considero o maior deles? Pelo "simples" fato de que o respeito ao outro intregra a essência do discurso religioso, qualquer que seja a religião, no entanto, na prática do quotidiano, não se configura como no discurso. Eis a contradição que sustenta a complexidade das relações em grupo. Respeitar o outro requer, antes de tudo, olhar para si. Compreender as próprias contradições para, assim, poder entender as do outro. Antes de entender e respeitar o outro, portanto, é preciso lançar um profundo olhar para si. Reconhecer as fraquezas e falhas, sem culpas, é um bom exercício inicial para se encarar o desafio do respeito ou outro. É trabalhoso, mas, compensador!
Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro .
OBS: Post do dia 14/01/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.