Desconfiem dos discursos moderninhos
e modernosos de alguns professores e professoras. Em geral, são muito mais conservadores
(e conservadoras) que aparentam. Ou que os discursos, digamos, mais
progressistas, tentam demonstrar. Em geral, são conservadores no processo de avaliação,
por exemplo. Você, estudante, já prestou a atenção nestes professores e
professoras? Não! Que tal começar a fazê-lo! É interessante o modo como
avaliam, como ministram as aulas, os métodos e didáticas utilizadas, as
correntes do pensamento educacional e filosóficas que seguem. Isso define, na
maioria das vezes, um discurso aberto, porém, uma prática centralizadora no
processo de troca de saberes, que, para aqueles e aquelas, é, no máximo, de
ensino-aprendizagem. Em essência, a atividade é centralizadora. Mas, requer
mudança de perspectiva do olhar. Eis o maior desafio de professore e
professoras.
Visite também o Blog de
Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson
Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.