sábado, 3 de março de 2018

O mundo é a perspectiva do olhar


No livro “Relato de um certo oriente” (ainda reputo como o melhor dos livros que já li nos últimos 20 anos), Milton Hatoum, por meio do fotógrafo Dorf, diz, mais ou menos assim: “...tudo na vida depende da perspectiva do olhar”. Definitivamente, a forma como olhamos o mundo é tudo. Determina nossas atitudes diante do próprio mundo, do outro, da vida. É fundamental para forjar nossa formação e a forma como interpretamos os fenômenos do mundo. É a perspectiva do olhar que me faz diferente, por exemplo, de quem defende a pena de morte. Por formação e convicção, creio que, de cada 100 pessoas executadas, se uma for inocente, a pena de morte não terá valido a pena. Há os que defendem, como os seguidores de um certo lixo que se diz candidato à Presidência, só um inocente morreu, mas, 99 bandidos fora executados. Eis o porque não sou seguidor destas pessoas e deste tipo de pensamento. Defendo a vida como valor fundamental de qualquer ser humano: juiz ou ladrão. Se o teu cristianismo é outro, faça bom proveito!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.