terça-feira, 20 de março de 2018

O mito do príncipe encantado


O papo era sobre “encontros e desencontros”. Eis que, de repente, minha amiga diz: “Ele tinha tudo para ser meu príncipe”. Espantei-me! Tratava-se de uma pessoa aparentemente, digamos, liberal e liberada. Na minha cabeça, o que menos ela buscava era um “príncipe encantado”. Para não criar nenhum tipo de polêmica, limite-me a comentar: “Talvez , você não precise de um príncipe”. À mulher, para alcançar o mesmo nível de direito dos homens, quem sabe, seja necessário independência financeira, fruto do seu trabalho. Com isso, adviria outro direito fundamental: a liberdade de escolher com quem ficar e o tempo de ficar. A utopia, o mito do príncipe encantado é uma estratégia de escravização. A própria mulher precisa não caiar mais nestes artifícios. E nós, os homens, temos de parar com o velho truque do príncipe. Nós, no máximo, somos sapos.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.