terça-feira, 6 de março de 2018

No Brasil, tudo vaza


O vazamento da quebra do sigilo bancário do Presidente Michel Temer (MDB) é uma prova de que, no Brasil, quando há interesse de um dos grandes grupos de mídia, tudo vaza. É o constitucional o direito de o jornalista brasileiro manter o “sigilo da fonte”. Significa que, num caso destes, por exemplo, mesmo que o vazamento tenha sido da decisão de um Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que recebeu o resultado do vazamento, ou seja, o jornalista, não pode ser punido. O vazador, no entanto, poderá sim, ser penalizado. O que me parece ser inconsequente e inadequado. Oras, se quem “vazar” informações for condenado a figura constitucional do “off the record” morre. Sindicatos e jornalistas devem começar a discutir com mais profundidade o problema. Para não cairmos pura e simplesmente na censura.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.