sexta-feira, 9 de março de 2018

A sabedoria vem com a idade


A cada dia tenho mais certeza de que a sabedoria só vem com a idade. E tenho exemplos de aprendizagem e sabedoria nas coisas mais, digamos, simples, do dia-a-dia. Em um tempo não muito distante, era daqueles que encontrava um cabelo dentro da comida, chamava o dono do estabelecimento e constrangia mesmo: perguntava se com o cabelo era mais caro, se o cabelo era parte do tempero e coisas do gênero. Nem levava em conta que acidentes deste tipo podem ocorrer e que devemos “ser mais didáticos” e menos grosseiros e mal-educados. Hoje, do alto dos meus 54 anos, fiz algo diferente. No local que tomo o café-da-manhã, encontrei uma colher “fora dos padrões de limpeza”, para não dizer, completamente suja. O diabinho da falta de educação e da grosseria cutucou no meu ouvido: “vai, vai, esculhamba...!” O que fiz? Peguei a colher suja, tirei do meio das limpas e joguei junto das sobras do meu café-da-manhã. Claro, em outro momento, alertarei para o fato de terem mais cuidados com a limpeza dos talheres. Porém, com amorosidade e educação. Certamente, o resultado será muito melhor. Educar, na prática, sempre tem de ser um ato de amor.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.