quarta-feira, 7 de março de 2018

O mito da falta de gosto pela leitura


O processo de aquisição de conhecimentos é eivado de mitos. Um deles é que os jovens de hoje não gostam de ler. Não gostam de ler porque nosso processo de escolha dos livros a serem indicados nas disciplinas (que nome horrível, deveria ser indisciplina), que eu sabia, nunca levou em conta o gosto deles (os estudantes). Se é nos cursos de graduação, somos obrigados a escolher a bibliografia (obrigatória, que autoritário) e a complementar. Nos cursos de pós-graduação, somos obrigados a indicar obras que tenham “aderência” com as áreas de concentração e linhas de pesquisa. No Ensino Médio, normalmente, são indicados os livros dados pelas editoras. Neste processo nada democrático de escolha dos livros, a leitura jamais será “por prazer”, mas, “para passar”. Gosto pela leitura em um cenário destes é pura fantasia. Em alguns casos, é mais provável que o estudante desenvolva ódio pela leitura.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.