quinta-feira, 15 de março de 2018

Ainda não aprendemos com as leseiras


Para ser mais exato, não foi São Paulo que iniciou a leseira de querer se separar do Brasil. O Rio Grande do Sul, de quando em vez, dá um brado destes. Agora, foi São Paulo, seguido pelo Nordeste (veja foto). A base que tenta justificar o discurso é a mesma, inclusive, em algumas universidades brasileiras, este discurso torto e sem nexo-administrativo de separar as unidades acadêmicas, vem acompanhado da mesma justificativa:” crescermos e sermos mais fortes”. Enquanto algumas federais fazem este movimento, comunitárias e particulares redescobrem o modelo de Anísyo Teixeira. Tanto no movimento das universidades quanto dos estados e regiões, há algo em comum: parece que não aprendemos com as leseiras que fazemos ao longo da vida. Nem nós, os seres ditos humanos, nem as instituições. No fundo, é algo muito parecido com o que fez Aécio Neves em 2013: “se eu não ganhar, se as coisas não forem como eu quero, pego a bola e vou embora do campo”.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.