terça-feira, 27 de março de 2018

Direitos e deveres compartilhados


O exercício da cidadania acadêmica por parte dos estudantes depende de algo fundamental: o reconhecimento moral dos professores e professoras de que eles, os estudantes possuem direitos fundamentais. Assim como os estudantes também devem estar cientes dos seus direitos e deveres. Por exemplo, ao realizar a matrícula em determinada disciplina, nas universidades, o estudante deveria ter a clareza que ali, naquele momento, estabelece um pacto, uma espécie de contrato com a instituição que oferta a disciplina. O professor, da mesma forma, deve ter a clareza que representa a instituição no contrato. Logo, deve oferecer ao estudante, exatamente, o que foi prometido no contrato, ou seja, plano de curso. Direitos e deveres são compartilhados. E devem ser exercidos plenamente para que o processo seja efetivo. Todos temos um grau de responsabilidade pela plenitude efetiva dos direitos e deveres.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.