segunda-feira, 22 de junho de 2020

A Formação Geral e o Tronco Comum

O que, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), se chamava de Formação Geral (FG), que foi totalmente expurgado com a dita “reestruturação”, era o núcleo comum, nas universidades tradicionais. Tinha a função de dar uma formação básica para quem ingressava nas universidades. De outro modo, também tinha um viés econômico. Barateava os custos iniciais porque, obviamente, se precisava de menos professores para os anos iniciais. Também recebia o nome de troco comum. Logo, para ser tronco comum, teria de ser para a universidade inteira. Ou seja, se não temos os mesmos componentes para a universidade inteira, é um equívoco se falar em Formação Geral, Tronco Comum ou qualquer outro nome que tenha o mesmo sentido. Em assim sendo, é por esta razão que digo com todas as letras: o que a UFSB aprovou não é uma Formação Geral. Pode ser o que for, menos, Formação Geral ou algo com o mesmo sentido.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro  Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.