segunda-feira, 1 de junho de 2020

A liberdade de ser fascista

Quando dividimos a vida apenas entre o bem e o mal, tendemos a criar um manual de o quê é permitido ou não. No limite, se defendemos a plena liberdade, temos de aceitar que uma pessoa tem o direito de ser nazista, fascista ou qualquer outro “ista”. A nós, que nos consideramos “mais esclarecidos”, cabe não deixar que estas ideias desprezíveis sejam as dominantes. O fato de a outra pessoa ser fascista não me obriga a sê-lo. No limite d liberdade, assim deveria ser. O problema é que defendemos que se respeito o direito do outro, mas, nós mesmos não o respeitamos. Por mais duro que possa ser, e infelizmente, o fascista tem o direito de ser fascista. Que seja sempre minoria. Empunho sempre a bandeira contra este ser desprezível. Mas, desprezíveis também vivem. Para mim, fazem parte da escória da humanidade. Mas, são seres vivos.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro  Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.